Seguro cobre os ataques no Ceará?
Existe cobertura de seguro, em ato criminoso?
Nos últimos dias , como está sendo amplamente noticiado pela mídia, estão ocorrendo vários ataques por criminosos no estado do Ceara. São carros e ônibus que estão ateando fogo, explodindo pilares de viadutos e várias outras barbáries.
Mas com tantos danos assim como fica o patrimônio das pessoas?
Quem vai pagar a conta? O Seguro da cobertura?
Bem é sobre isso que vamos falar.
A realidade é que cada seguradora trata de uma forma. Quando se trata de condições gerais do seguro, que é o manual do segurado de cada seguradora, onde consta a descrição de cada cobertura do seguro , bem como a identificação dos riscos cobertos e riscos excluídos pelas seguradoras vem algumas exclusões como, por exemplo:
Seguradora Allianz : Riscos excluídos - Ocorrências em situações de guerra, comoções sociais, atos de terrorismo e sabotagens, greves, decretações de estado de calamidade pública, catástrofes naturais e detenção por parte de autoridade em decorrência de delito, salvo se o segurado provar que a ocorrência não tem relação com os referidos eventos.
Seguradora Hdi: Perdas ou danos decorrentes direta ou indiretamente de: atos de hostilidade, de terrorismo, de guerra, rebelião, insurreição, revolução, confisco, nacionalização, destruição ou requisição provenientes de qualquer ato de autoridade de fato ou direito, civil ou militar, e em geral todo e qualquer ato ou consequência dessas ocorrências;
Esses são apenas 2 exemplos mas em toda seguradora vai existir a exclusão deste risco no seguro, já que o principio do seguro é indenizar ao cliente o dano, quando ocorre um acidente, e nesses casos está ocorrendo um ato proposital e criminoso de uma pessoa, sendo esta pessoa sim responsável por esse prejuízo causado.
O que cabe aqui é uma analise de bom senso da seguradora, em considerar e analisar por um lado ‘mais humano’ e entender que nesses casos o segurado é também inocente e foi lesado com dano sofrido.
Em casos assim como os ataques no Ceará, que são ataques em série é comum que sendo os primeiros ataques algumas seguradora garantirem a indenização nos primeiros casos , mas não dos demais casos , pois com passar dos dias a população já tem conhecimento do ocorrido e pode ao menos tentar se precaver, já que umas das obrigações do segurado é cuidar daquele Bem que esta no seguro como se ele não estivesse segurado;
Em resumo cada caso é analisado individualmente.
Se aconteceu com você procure o seu corretor da apólice e o sindicato da categoria, que é o Sincor – CE.
Você ainda pode clicar aqui e assistir meu vídeo explicando algumas exclusões do seguro.
Espero que este conteúdo tenha contribuído para um entendimento melhor sobre setor de seguros.
Um abraço.
Minha Susep 1020372582
(44) 9 9909-9398 wpp
(44) 3523-4413